quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Resenha: Menino de Ouro

Reasenha Menino de Ouro
                                       

Título: Menino de Ouro (Golden Boy)

Autor: Abigail Tarttelin 

Páginas: 384

Editora: Globo Livros

Lançamento: 2013

UM POUCO SOBRE O LIVRO: 

Sinopse: A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max. Melhor aluno da escola, capitão do time de futebol, atlético, simpático, sucesso entre as garotas: Max, o primogênito, é o menino de ouro. Ninguém poderia dizer que sua vida não é perfeitamente normal. Ninguém poderia dizer que Max esconde um segredo. 

AVALIAÇÃO CRÍTICA 

    Este é um daqueles livros que te deixam fascinado da primeira a última página. A capa já sugere minimamente um dos muitos assuntos abordados pelo personagem e por todas as pessoas que o rodeiam, assim como a sinopse. 

    Max Walker é o adolescente perfeito; inteligente, bonito, namorador, atleta, obediente, amigo e filho esforçado. Estaria tudo realmente perfeito, se ele não tivesse um segredo arrebatador... Max é um Intersexual, isto é, pessoa que nasceu com ambos os sistemas reprodutores, ou parte de um e de outro, ou o predomínio de um sobre o outro; grosseiramente falando um Hemarfrodita. Ele nasceu com as duas combinações de cromossomos: 46xx e 46xy. Max está entre os dois sexos, não é nem menina, nem menino - mas fora criado como sendo do sexo masculino. Até então ele não havia tido que lidar com a complexidade de sua condição, mas, pouco antes de seu aniversário de 16 anos, um acontecimento horrendo relacionado com uma das poucas pessoas que sabiam do seu segredo trás de volta tudo que ele e sua família estavam adiando. Na minha opinião, foi de extrema coragem - e genialidade - da autora ter posto o acontecimento mais marcante da vida de Max logo nas primeiras páginas. 

"É quando o choque se dissipa, e eu percebo o que está por vir. Parece que se leva muito tempo para compreender a situação. Quero dizer, coisas como essa nunca acontecem. Elas acontecem com outras pessoas, mas não com você, não comigo."

Menino de Ouro - pág. 21

    O enredo é dividido em três partes, cada uma delas anunciando um feito mais chocante que o outro. A história é contada em primeira pessoa através de diferentes pontos de vista: do próprio protagonista, dos pais, do irmão caçula, da namorada e da médica (um aspecto importantíssimo) do garoto. Em muitos livros isso torna a leitura confusa e entediante, mas em Menino de Ouro, não; essa alternância de pensamentos e visões foi essencial para enxergar o Max num todo, e nos deu a capacidade de se colocar no lugar de cada um deles, inclusive do Max. É um convite para o leitor refletir a decisão que tomaria no lugar dos pais dele, assim que ele nasceu, por exemplo. Nos faz questionar se não conversar sobre a Intersexualidade do garoto com ele, assim como as demais questões que envolvem Sexualidade e Identidade de Gênero foi a melhor opção, e acredito que cheguemos a mesma conclusão; a ignorância é crucial.

"Sou um observador passivo da dor à minha volta. Sou o fusível da bomba. Nem sequer me acendo. Tampouco escolho quando apagar. Eu não explodo. Eu apenas sou."

Menino de Ouro - pág. 382

    Um personagem surpreendente e cativante é o Daniel, irmão do Max. Como já dito na sinopse, pelos padrões da família Walker ele é considerado "estranho", afinal, ele é o oposto do irmão; problemático, não demonstra afeto e aparentemente menos inteligente. As cenas de conversação entre os irmãos foram muito prazerosas e emocionantes de se ler. No fim, percebemos que cada um é perfeito ao seu modo. 

    Um livro deveras emocionante, onde Abigail Tarttelin soube explanar e tocar de maneira sublime o leitor, trazendo à tona questões muitas vezes invisibilizadas e abafadas por nossa sociedade, onde a regra, o padrão e a norma é ser "normal". Mas a normalidade é algo muito relativo, e a autora nos mostra isso de maneira fantástica. 

"As pessoas não sabem como tratar quando você é meio isso e meio aquilo. Eles acham que você vai fazer merda com a cabeça deles e corromper suas crianças e seus adolescentes...coisas assim..."

    A escrita da Abigail é bela e à sua maneira rebuscada. Em Menino de Ouro ela ousou e impactou. 

    Recomendo para todas as pessoas, porém, é um livro profundo e chocante, portanto, estejam preparados.

TOP FRASES 

"Você precisa de coragem para fazer qualquer coisa. A mesma coragem que precisa ter para fazer um teste ou fazer escolhas ou escrever um poema quando o último que fez ficou uma merda, é a mesma coisa que sair à noite sem ficar apavorado. Se tiver medo, você nunca vai viver. Você precisa de coragem para viver."

"A escuridão não é sequer a perda da visibilidade. É apenas uma mudança de cor, de tom. É a mesma coisa que o dia, com uma tonalidade diferente." 

"Às vezes, você tem que ser corajoso e dizer o que você é e como se sente. Mesmo se não souber como fazer isso. Você só precisa respirar fundo e decidir começar."

"Eu nunca havia pensado antes sobre como a vida é tão acidental, como ela pode ser tão fácil e rapidamente criada e se acabar de repente, no espaço de minutos. Isso me faz apreciar tudo muito mais, mas também me faz pensar sobre quanto do nosso destino é definido pelo acaso, e quantos pequenos acidentes tiveram que acontecer para me fazer o que e quem eu sou."

"Se você ama alguém, você o ama e ponto. Não importa de onde veio ou se é um menino ou uma menina, ou se você luta, ou se ele é esquisito, ou se ele tem dificuldade para se comunicar com você. Você só ama, porra!" 

    Interessou-se? Não custa nada dar uma lidinha, né? Depois volta aqui e diga-nos sua opinião sobre o mesmo. Beijão, até a próxima resenha!

Resenha por: Marcela Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário